terça-feira, 3 de abril de 2012

Quais os novos recursos na utilização da imaginologia na documentação ortodôntica?

           Cada vez mais o conceito de documentação ortodôntica vem se modificando de acordo com avanço da tecnologia utilizada na Radiologia Contemporânea. Talvez um dos mais recentes avanços referente a este assunto esteja ligado ao uso da tomografia computadorizada volumétrica.
Este tipo de exame amplamente usado nas especialidades de implantodontia, patologia e cirurgia, ganhou espaço na ortodontia com o uso de imagens tomográficas em softwares específicos de reconstrução 3D.
Esses programas utilizam os arquivos Dicom gerados a partir de uma captura total de face para a manipulação e reconstrução do volume, visando realizar análises craniométricas e planejamento de cirurgias ortognáticas virtuais.
 Além da possibilidade de manipular imagens em três dimensões do paciente, os softwares desenvolvidos principalmente para as especialidades de Cirurgia Ortognática e Ortodontia possuem a capacidades de gerar projeções 2D da face,  como por exemplo telerradiografias laterais e frontais, para a realização de análises cefalométricas, panorâmicas volumétricas, reformatações da ATM e cortes no formato dental scan.
Alguns desses softwares como o Nemoscan (Nemotec), Dolphin3D (Dolphin Imaging), In Vivo (Anatomage) e 3dMDvultus estão presentes em clínicas e consultórios de ponta em todo o Brasil.
Dentro desse mesmo conceito, o software Compass3D (Compass) disponibiliza também uma completa avaliação craniofacial tridimensional do paciente, com análises de vias aéreas, cefalometria, fotografia e análises de modelos em três dimensões.
Em contrapartida a este nova tecnologia, o uso desenfreado da tomografia computadorizada volumétrica em pacientes em inicio de tratamento ortodôntico deve ser avaliado. A exposição de face total para utilização neste software é significativamente maior que as técnicas convencionais mais comuns utilizadas na ortodontia como a radiografia panorâmica e a telerradiografias em norma lateral. Quando adicionamos a essas duas radiografias, as técnicas de telerradiografia frontal e periapicais dos elementos anteriores chegaram a um valor mais próximo da dose de exposição de uma tomografia de face total.
As vantagens dos recursos oferecidos por softwares de reconstrução 3D é infinitamente superior a utilização de imagens convencionais em 2D, mas isto não significa que devemos utilizar de forma imprudente o uso maior de exposição sem possuir conhecimento suficiente para usufruir de todas as vantagens e benefícios que esta nova tecnologia pode oferecer.

A

B

C   D

E

Figura: A. Reconstrução de volume 3D (Osirix); B. Reconstrução volumétrica panorâmica (In vivo / Anatomage) C. Telerradiografia lateral extraída pelo software Dolphin3D; D. Segmentação das vias aéreas com software Nemoscan (Nemotec); E. Análise tridimensional cefalométrica com software Compass3D (Compass).


Referências:
                Chilvarquer I, Hayek JE, Azevedo B. Tomografia: seus avanços e aplicações na odontologia. Rev Assoc Bras Radiol 2008;9:3-9; Hatcher DC. Operational principles for cone-beam computed tomography. J Am Dent Assoc 2010;141 (suppl 10):3S-6S; Patel N. Integrating three-dimensional digital technologies for comprehensive implant dentistry. J Am Dent Assoc 2010;141 (suppl 6):20S-24S; Mah JK, Huang JC, Choo H. Pratical applications of cone beam computed tomography in orthodontics. J Am Dent Assoc 2010;141 (suppl 10):7S-13S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário